Reivindicando uma posição para As Relações Naturais, de Qorpo Santo, na nova história da literatura de Hans Robert Jauss

Autores

  • Guilherme Barp (UCS) Universidade de Caxias do Sul
  • Cecil Jeanine Albert Zinani (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

As relações naturais. Qorpo Santo. História da literatura. Estética da Recepção. Hans Robert Jauss.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a possibilidade de As relações naturais, de Qorpo Santo, figurar um espaço numa nova história da literatura, mais especificamente, no novo modelo proposto por Hans Robert Jauss, a fim de contribuir para a sua inserção na história literária e na memória cultural do País. Para tanto, recorreu-se a aportes teóricos da Estética da Recepção, mais especificamente, à obra A história da literatura como provocação à teoria literária, de autoria de Jauss. Evidenciou-se que o texto dramático em questão cumpre com os critérios propostos, de distância estética e historicidade, para ser considerado parte desse lugar, justificando-se a reivindicação do reconhecimento de sua posição na história da literatura.

Biografia do Autor

Guilherme Barp (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Acadêmico do curso de Licenciatura em Letras - Inglês da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua como bolsista de iniciação científica PROBIC-FAPERGS no projeto “Leitura sob signo do gênero: recepção do texto literário e regionalidade” (LEITORA1). Possui a certificação CELTA - Certificate in English Language Teaching to Adults, de nível cinco, segundo o RQF - Regulated Qualifications Framework, oferecida pela Universidade de Cambridge (Inglaterra).

Cecil Jeanine Albert Zinani (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras - Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui estágio pós-doutoral em Letras - História da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Coordenadora dos projetos de pesquisa “Leitura sob signo do gênero: recepção do texto literário e regionalidade” (LEITORA1) e “Reiluminação de escritos de autoria feminina na revista A Mensageira” (MENSAGEIRA).

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Barp (UCS), G., & Albert Zinani (UCS), C. J. (2019). Reivindicando uma posição para As Relações Naturais, de Qorpo Santo, na nova história da literatura de Hans Robert Jauss. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(24), 157–178. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7774

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS DO DRAMA