Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender

Autores

  • Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (UFSC) UCS
  • Karen Santorum (UNISC)

Palavras-chave:

Argumentação. Sentido. Estudo do discurso. Abordagem metodológica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo detalhar uma proposta metodológica de aplicação da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), em uma de suas fases mais atuais, a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), bem como a Teoria Polifônica da Enunciação, por meio do Programa Ler para Aprender. O foco consiste em ilustrar como esse Programa pode orientar metodologicamente a leitura global e detalhada de um discurso e como a TBS e a Teoria da Polifonia podem oferecer suporte para as análises linguística e enunciativa. Para isso, nos baseamos em textos de autoria de Marion Carel e Oswald Ducrot, bem como de Martin e Rose, conforme explicitado na seção teórica. Para demonstrar essa associação, utilizamos o discurso Tempo Perdido, de Sírio Possenti, publicado na Revista Língua (2015). Essa combinação, ainda que realizada de modo experimental, pareceu ser produtiva e configurou-se como uma alternativa metodológica para o estudo do discurso.

Biografia do Autor

Cristiane Dall’ Cortivo Lebler (UFSC), UCS

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e mestre em Literatura Brasileira pela UFSC.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Lebler (UFSC), C. D. C., & Santorum (UNISC), K. (2019). Leitura e argumentação: uma abordagem metodológica a partir do programa ler para aprender. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(23), 130–152. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7731

Edição

Seção

Estudos Semântico-Argumentativos e Enunciativos: olhares sobre o discurso