Discursos da mídia: gerenciamento de vozes e produção de sentido

Autores

  • Maria Alzira Leite (UniRitter) Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Palavras-chave:

Gerenciamento de vozes. Mídia. Cartas de leitores. Produção de sentido.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os modos de enunciação e o gerenciamento de vozes em capas, editoriais e cartas de leitores das revistas Veja e IstoÉ de 2005. Nesse viés, seguindo uma abordagem semântico-argumentativa e discursiva, o objetivo geral deste trabalho é observar o movimento dos mecanismos enunciativos e a orientação argumentativa nos gêneros capa, editoriais e cartas dos leitores.  É possível dizer que a partir dos fragmentos publicados, há uma (re)construção de um novo texto que ressignifica a produção de sentido. Diante disso, esse tipo de mídia busca legitimar um ethos de credibilidade, baseado numa consciência-político ideológica de “verdade”.   

Biografia do Autor

Maria Alzira Leite (UniRitter), Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e mestre em Literatura Brasileira pela UFSC.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Leite (UniRitter), M. A. (2019). Discursos da mídia: gerenciamento de vozes e produção de sentido. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(23), 113–129. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7717

Edição

Seção

Estudos Semântico-Argumentativos e Enunciativos: olhares sobre o discurso