Um outro gênero, a mesma malandragem

Autores

Palavras-chave:

Teatro, gênero dramático, dialética da malandragem, Ópera do malandro, Chico Buarque.

Resumo

A Ópera do malandro, de Chico Buarque, estreou no Teatro Ginástico, no Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1978 e sua publicação, em forma de livro, é desse mesmo ano. Com muito bom humor e com letras de músicas que se tornaram mais tarde parte da música popular brasileira, a obra apresenta as relações no “mundo da malandragem” carioca. O presente estudo, com isso, se propõe a uma análise da peça teatral a partir do texto teórico de Antonio Candido, “A dialética da malandragem” (1970). Os dois textos estão ligados não apenas pelo título que evoca essa figura marginal e presente no imaginário nacional, mas se complementam, pois discutem – sob gêneros textuais diferentes – a mesma representação do malandro na literatura brasileira.

Biografia do Autor

André Natã Mello Botton (PUCRS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Doutorando em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Maria Mater Ecclesiae (2012), graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Feevale (2016) e mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é bolsista da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literatura brasileira, alteridade, violência e favela.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Mello Botton (PUCRS), A. N. (2019). Um outro gênero, a mesma malandragem. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(24), 27–43. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7715

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS DO DRAMA