O gênero propaganda social: comunicação para a alteridade nas redes do ciberespaço

Autores

  • Caroline Janjacomo (UFSCar) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Valdemir Miotello (UFSCar) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

propaganda social, alteridade, filosofia da linguagem, ciberespaço

Resumo

Este artigo nasce de uma pesquisa cujo objetivo é delinear o gênero propaganda social e a relação que ele estabelece com as redes do ciberespaço, para compreender sua competência na evidenciação de discursos de alteridade. Partindo, assim, da diferenciação da propaganda social perante demais gêneros comunicacionais paralelos, mediante a ótica dos estudos de gênero, da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, pretende-se apontar as características marcantes desse âmbito da comunicação, através da discussão da campanha Desafio do Balde de Gelo, que tendo sido desenvolvida através da internet, possui, embora com algumas particularidades, um marcado discurso de alteridade – principal aspecto do gênero a que este texto se dedica.

Biografia do Autor

Caroline Janjacomo (UFSCar), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestra e Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Valdemir Miotello (UFSCar), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lotado no departamento de Letras.

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Publicado

2020-05-06

Como Citar

Janjacomo (UFSCar), C., & Miotello (UFSCar), V. (2020). O gênero propaganda social: comunicação para a alteridade nas redes do ciberespaço. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(25), 201–219. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7637

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL