O inventário das coisas ausentes: memória, diáspora e descolonização na literatura brasileira contemporânea

Autores

  • Ilse M.R. Vivian (UFSM) Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

memória, descolonização, diáspora, Carola Saavedra.

Resumo

O inventário das coisas ausentes (2014), de Carola Saavedra, traz ao primeiro plano na trama das subjetividades o cenário político brasileiro da ditadura, as experiências da diáspora, a reinscrição do passado no presente e as diversas formas de violência perpetuadas pela história nas relações de dominação, que produziram pelos colonialismos a subalternização da vida pessoal e social. A partir da leitura da referida narrativa, objetivo redimensionar e reavaliar a categoria da personagem pelo viés da memória enquanto constructo imaginário que deslegitima ou desnaturaliza determinadas relações de poder, cujas formas têm como determinante a eleição valorativa de um centro. Para isso, por meio da analítica da personagem, tomo como interlocutora a crítica relativa ao pensamento descolonial (Fanon, Mignolo, Quijano, Restrepo).

 

Biografia do Autor

Ilse M.R. Vivian (UFSM), Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras (2014-CNPq) pelo Programa de Pós-graduação em Letras (CAPES 6) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS sob as orientações da Dr. Maria Luíza Ritzel Remédios e da Dr. Sissa Jacoby. Estágio de doutorado (2012-CAPES) na Universidade de Coimbra sob orientação do Dr. Carlos Reis. Mestre em Letras (2004-CNPq) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Licenciada em Letras (2000) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Tem experiência docente no Ensino Superior, níveis Pós-graduação - Mestrado e Graduação, e no Ensino Médio. Seu conhecimento configura-se na área de Letras, com trânsitos nas áreas de Filosofia, História e Sociologia. Atua principalmente nos seguintes campos: Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Teoria da literatura e Estudos Culturais. Orientou dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão de Curso e estudos de Iniciação Científica. Atua também como parecerista Ad Hoc de periódicos nacionais. Participa, como pesquisadora, dos projetos de pesquisa Figuras da Ficção (Universidade de Coimbra) e Trânsitos teóricos e deslocamentos epistêmicos: feminismo(s), estudos de gênero e teoria queer (UFSM). Atualmente, realiza Pós-Doutorado (bolsa CAPES) em Estudos Literários na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Vivian (UFSM), I. M. (2019). O inventário das coisas ausentes: memória, diáspora e descolonização na literatura brasileira contemporânea. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(22), 58–71. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7077

Edição

Seção

Estéticas diaspóricas em literatura: corpos, existências e linguagens em trânsito