A escrita de si e a busca de liberdade: a narrativa de Mohammah Baquaqua

Autores

  • Gladir da Silva Cabral (UNESC) Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
  • Carlos Renato Carola (UNESC) Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Palavras-chave:

Mohammah Baquaqua, narrativas de escravos, narrativas de liberdade.

Resumo

Este trabalho propõe-se a analisar a biografia de Mohammah Gardo Baquaqua, o relato de um escravo que nasceu na África e viveu no Brasil no século XIX, fugindo mais tarde para os Estados Unidos. Tendo como referência estudiosos das narrativas de escravos norte-americanos em geral, como Robert Levine, Kerry Sinanan e John Sekora, e estudiosos da narrativa de Baquaqua em particular, como Paul Lovejoy, este artigo está dividido em duas partes: 1) uma contextualização sobre as narrativas de escravo; 2) a análise da obra de Baquaqua, tendo como foco o modo como ele reconstrói sua identidade a partir de suas memórias da África, do relato de sua escravidão, das tentativas de fuga para a liberdade e de seus anseios de retorno ao continente africano e o quanto isso marca e delineia sua vida.

Biografia do Autor

Gladir da Silva Cabral (UNESC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Doutor em Literatura - Inglês pela UFSC. Professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC.

Carlos Renato Carola (UNESC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), da Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/1997); Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP/2004); e pós-doutorado pela Facultat de Magisteri de Universitat València (Espanha, 2016).

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Cabral (UNESC), G. da S., & Carola (UNESC), C. R. (2019). A escrita de si e a busca de liberdade: a narrativa de Mohammah Baquaqua. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(22), 116–141. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6709

Edição

Seção

Estéticas diaspóricas em literatura: corpos, existências e linguagens em trânsito