Metáfora e inglês como língua estrangeira/adicional: o ensino/aprendizagem do vocabulário em foco

Autores

  • Monica Fontenelle Carneiro (UFMA)

Resumo

Ao lançarem as bases da Teoria da Metáfora Conceitual, Lakoff e Johnson (1980) motivaram uma revisão nos princípios norteadores da organização do pensamento e das experiências do homem no mundo. Baseados nesses princípios, neste artigo, examinamos a figuratividade, enfocando a influência dos conceitos de natureza metafórica no processo de ensino/ aprendizagem do vocabulário de ILE/A. Para tanto, investigamos dois grupos de dez participantes com base no experimento de Ferreira (2007). Os resultados obtidos apontam para um melhor desempenho do grupo que recebeu a instrução sobre a metáfora conceitual, o que sugere que instrução desse tipo favorece a compreensão dos alunos do vocabulário do ILE/A.

Biografia do Autor

Monica Fontenelle Carneiro (UFMA)

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Carneiro (UFMA), M. F. (2018). Metáfora e inglês como língua estrangeira/adicional: o ensino/aprendizagem do vocabulário em foco. ANTARES: Letras E Humanidades, 10(20), 124–139. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6585

Edição

Seção

DAS REPRESENTAÇÕES EM LINGUÍSTICA COGNITIVA: OLHARES MÚLTIPLOS