Os gêneros discursivos no campo de trabalho de engenheiros: as práticas situadas de linguagem

Autores

  • Bruna Alexandra Franzen (FURB) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB) Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Educação em engenharia, Campo do Trabalho

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre os gêneros discursivos (escritos) que engenheiros apresentam como parte de seu dia a dia no campo de trabalho e lançar uma reflexão em torno do papel do ensino superior no que diz respeito à abordagem de tal questão. Para tanto, são apresentados parte de dados gerados a partir de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio com engenheiros formados e atuantes na sua área de formação. A análise é feita a partir de uma perspectiva que compreende o gênero como prática social que envolve a linguagem, com base enunciativa, ancorada no Círculo de Bakhtin, e nos Novos Estudos do Letramento. Os dados apresentados revelam o uso de diferentes gêneros discursivos no cotidiano profissional da engenharia e, imbricada a essa reflexão, está o ensino superior, cujo papel ainda se desenha diante desse aspecto específico.

Biografia do Autor

Bruna Alexandra Franzen (FURB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB), Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Franzen (FURB), B. A., & Heinig (FURB), O. L. de O. M. (2018). Os gêneros discursivos no campo de trabalho de engenheiros: as práticas situadas de linguagem. ANTARES: Letras E Humanidades, 10(21), 86–104. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6500

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS