Conexionismo e interacionismo: pontos relevantes para o ensino-aprendizagem de L2

Autores

  • Lucilene Bender de Sousa (UNISC) UNISC
  • Laura Verônica Rodríguez Imbriaco (UNISC) UNISC
  • Rosângela Gabriel (UNISC) UNISC

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem de L2, conexionismo, interacionismo.

Resumo

Neste artigo enfocamos o ensino-aprendizagem de L2 sob a perspectiva de duas abordagens complementares, o conexionismo e o interacionismo. Procuramos, de início, descrever os princípios básicos desses paradigmas. Em seguida, traçamos os pontos de convergência entre eles e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de L2. Por fim, formulamos algumas perguntas que poderão orientar a avaliação das metodologias utilizadas e fornecer pontos de partida para a atualização do ensino de L2.

Biografia do Autor

Lucilene Bender de Sousa (UNISC), UNISC

Laura Verônica Rodríguez Imbriaco (UNISC), UNISC

Rosângela Gabriel (UNISC), UNISC

É mestre e doutora em Letras, área de concentração Linguística, pela PUCRS, tendo realizado doutorado sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Inglaterra. É docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Leitura e Cognição, da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. Seus interesses de pesquisa abrangem estudos sobre aquisição e processamento da linguagem oral e escrita, em primeira e segunda língua, enquanto constituintes da cognição humana.

Downloads

Publicado

2011-07-02

Como Citar

Bender de Sousa (UNISC), L., Rodríguez Imbriaco (UNISC), L. V., & Gabriel (UNISC), R. (2011). Conexionismo e interacionismo: pontos relevantes para o ensino-aprendizagem de L2. ANTARES: Letras E Humanidades, (5), 46–59. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/604

Edição

Seção

ESTUDOS LINGUÍSTICOS