A leitura literária em sala de aula e a construção do self dos alunos: a ação leitora da ação na vida

Autores

  • Rita de Cássia Souto Maior (UFAL) Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas
  • Lara Rani Souto Maior Siqueira Lima (UFAL) Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Leitura literária, Self, Ação leitora, Ensino.

Resumo

Neste artigo discutimos o processo de produção de sentido em contexto escolar e suas implicações para o desenvolvimento de uma ação leitora da compreensão. Situando-nos na interface de três campos do saber – a linguística, a psicologia do desenvolvimento humano e a educação –, e articulando conceitos como letramento literário e responsividade, problematizamos a utilização da literatura na escola como mero instrumento para a alfabetização decodificadora. Argumentamos que, enquanto arte, a literatura tem o potencial de expandir as reflexões críticas sobre a realidade social, os outros e o próprio self, suscitando processos de mudança no desenvolvimento. Nosso principal objetivo é problematizar práticas com a literatura em sala de aula para que essas sejam redirecionadas para uma relação plena de sentidos para o leitor e para a sociedade.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Souto Maior (UFAL), Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas

Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduada pela Faculdade de Letras (FALE/UFAL), atua como professora na graduação e na Pós-graduação da Fale/UFAL. Atualmente é coordenadora de Graduação Presencial da Faculdade de Letras/UFAL, Coordenadora do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência em Letras/Português (PIBID/Letras/Português) e Coordenadora do Idioma Sem Fornteiras de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira ou Adicional. Integra a Comissão Editorial da Revista Leitura (PPGLL) e da Revista Saberes Docentes em Ação (SEMED/AL) e o Conselho Editorial da Revista Práticas de Linguagem (UFJF). Participante do Grupo de Estudos Ensino e aprendizagem de línguas, desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre a prática de sala de aula e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Ethos, Estudos argumentativos, Produção Textual em Língua Portuguesa, Estudos de Identidade e Formação de Professores.

Lara Rani Souto Maior Siqueira Lima (UFAL), Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Psicologia Cognitiva pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/Ufal) do Instituto de Psicologia. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve pesquisas em Psicologia do desenvolvimento humano, Psicologia da aprendizagem, Formação de Professores, Interface literatura e psicologia e letramento literário. Atua como psicóloga na área Escolar e Educacional e é professora substituta na Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, ministrando disciplinas como desenvolvimento e aprendizagem e projetos integradores.

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Souto Maior (UFAL), R. de C., & Lima (UFAL), L. R. S. M. S. (2018). A leitura literária em sala de aula e a construção do self dos alunos: a ação leitora da ação na vida. ANTARES: Letras E Humanidades, 10(19), 127–146. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6012

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS