Tempo de morangos ou tudo começou com um sim

Autores

  • Cinara Ferreira (UFRGS) UFRGS
  • Gabriela da Silva (URI) Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões

Palavras-chave:

A hora da estrela. Morangos mofados. Narrativa. Contracultura. Literatura Comparada.

Resumo

Este trabalho analisa as ressonâncias de A hora da estrela de Clarice Lispector na escrita de Caio Fernando Abreu, em especial no livro de contos Morangos mofados publicado em 1982. A partir da contextualização da obra nos anos 1960 e 1970 e de estudos sobre narratividade, como os de James Wood, Orhan Pamuk e Roland Barthes, são examinados aspectos da estrutura narrativa que conectam Morangos mofados e A hora da estrela. Entre os elementos mais significativos da comparação proposta, são considerados os diálogos, os detalhes expressivos, a fragmentação e a presença da música na tessitura narrativa, que revelam o contexto cultural e a degradação social e psicológica das personagens.

Biografia do Autor

Cinara Ferreira (UFRGS), UFRGS

Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS e docente do Instituto de Letras de Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gabriela da Silva (URI), Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões

Doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS e atualmente Bolsista PNPD - Capes na Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Ferreira (UFRGS), C., & da Silva (URI), G. (2017). Tempo de morangos ou tudo começou com um sim. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(18), 34–53. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5611

Edição

Seção

REPRESENTAÇÕES DO SOCIAL EM CLARICE LISPECTOR