Mitologia e Reprodução Textual: a vida dos textos da cultura no espaço da semiosfera

Autores

Resumo

Este artigo parte da premissa de que os textos religiosos mitológicos se acham encadeados por certos elementos arquetípicos os quais sugerem uma estruturalidade compartilhada. Desta perspectiva, pretende analisar a dinâmica e o processo interativo e dialógico dos textos na semiosfera, conforme as definições da Semiótica da Cultura. Revisa os conceitos de semiosfera, texto da cultura e fronteira para, a partir dessa visão, buscar entender o processo de semiose e de reprodução dos textos e sua mobilidade entre diferentes sistemas da cultura. Compartilha da noção de que os textos literários, religiosos e mitológicos são materiais exemplares para a análise do processo de semiose e entrecruzamento textual. O objetivo ao final da discussão é analisar a recorrência de arquetípicos especialmente nos textos mitológicos, os quais são considerados como elementos encadeadores entre os textos, evidenciado sua origem de protótipos comuns.

Biografia do Autor

Vanderlei Dorneles (UMESP/UNASP), UNASP - Campus Engenheiro Coelho, SP

Vanderlei Dorneles é Doutor em Ciências pela Escola de Comunicação e Artes (USP) e doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor do livro A Mitologia do Império: Semiótica, Cultura e Cinema (Curitiba: CRV, 2011) e docente no Unasp, Campus Engenheiro Coelho, SP. E-mail: vanderlei.dorneles@ucb.org.br.

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Dorneles (UMESP/UNASP), V. (2018). Mitologia e Reprodução Textual: a vida dos textos da cultura no espaço da semiosfera. ANTARES: Letras E Humanidades, 10(19), 111–126. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5590

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS