Processos de libertação (descolonização) no conto Partida do trem, de Clarice Lispector

Autores

  • Lílian Lima Gonçalves dos Prazeres (UFES) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO/DOUTORANDA
  • Adelia Miglievich-Ribeiro (UFES) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Subalternidade, Relações de Gênero, Subjetividade.

Resumo

Análise do conto “A partida do trem”, de Clarice Lispector, à luz das contribuições da crítica literária feminista, dos estudos pós-coloniais e pós-modernos, que explicitam os discursos de poder que negam a condição de sujeito e silenciam a chamada alteridade. Somamos ainda a perspectiva decolonial latino-americana para desenvolver a ideia de “colonialidade de gênero”. O estudo tem como foco as personagens femininas que protagonizam a obra, seus deslocamentos e trânsitos, assim como aspectos de subalternidade e colonialidade. O embasamento teórico deste trabalho pautou-se nas contribuições de Spivak (2010), Bhabha (2013), Hall (2014), Quijano (2013), Lugones (2011), Lerma (2010), Butler (1987), Derrida (1991), dentre outros autores. 

Biografia do Autor

Lílian Lima Gonçalves dos Prazeres (UFES), UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO/DOUTORANDA

Doutoranda em Letras, com área de concentração em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Letras, com área de concentração em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisa as relações de gênero na literatura com base na crítica literária feminista, crítica pós-colonial e decolonial. Participa do Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento. Em co-tutela de tese com Università Ca’Foscari di Venezia. É bolsista Capes.

Adelia Miglievich-Ribeiro (UFES), UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutora em Ciências Humanas, com área de concentração em Sociologia, pelo PPGSA-IFCS-UFRJ. Pós-Doutora em Educação pelo Proedes-Uerj, com ênfase na história intelectual. Hoje, é professora do departamento de ciências sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuando nos programas de pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) e de Ciências Sociais (mestrado). Pesquisa intelectuais e circulação do conhecimento. Dedica-se, hoje, aos desafios do pós-colonial e do decolonial para uma epistemologia auto-reflexiva. Publicou artigos e livros. Coordena o Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento. É bolsista PQ-Produtividade-CNPq, nível 2.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

dos Prazeres (UFES), L. L. G., & Miglievich-Ribeiro (UFES), A. (2017). Processos de libertação (descolonização) no conto Partida do trem, de Clarice Lispector. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(18), 172–194. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5553

Edição

Seção

REPRESENTAÇÕES DO SOCIAL EM CLARICE LISPECTOR