N’A hora da estrela nasce a flor de mulungu: Clarice Lispector e Conceição Evaristo

Autores

Palavras-chave:

palimpsesto, reescrita, suplemento, Clarice Lispector, Conceição Evaristo.

Resumo

Este artigo examina a maneira por meio da qual o conto “Macabéa, Flor de mulungu”, de Conceição Evaristo (2012), reescreve e reatualiza a novela A hora da estrela, de Clarice Lispector (1977). Para tanto, apresentamos uma leitura comparatista das referidas narrativas, a fim de ler o conto de 2012 como uma reescrita e suplemento cultural da novela de 1977. Nosso objetivo é analisar a narrativa de Evaristo enquanto uma criação paralela que suplementa a última obra publicada por Lispector em vida. Elencaremos semelhanças e diferenças entre as protagonistas da década de 1970 e de 2012, observando como se dá o relançamento da emblemática e fraca heroína de Clarice no conto de Conceição, que recria a miserável e virgem jovem alagoana, fazendo-a (re)nascer em flor de mulungu trinta e cinco anos após a ascensão da estrela. O aporte teórico deste estudo centra-se nos postulados da literatura comparada, ampliados pelas noções de “palimpsesto”, “reescrita” e “suplemento”, tais como desenvolvidas por Gerárd Genette (2010), Antoine Compagnon (1996) e Jacques Derrida (2006).

Biografia do Autor

Viviani Cavalcante de Oliveira Leite (UFMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Estudos de Linguagens (Teoria Literária e Estudos Comparados), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Rony Márcio Cardoso Ferreira (UEMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Literatura (Literatura e Práticas Sociais) pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Estudos de Linguagens (Teoria Literária e Estudos Comparados) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor dos Cursos de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Leite (UFMS), V. C. de O., & Ferreira (UEMS), R. M. C. (2017). N’A hora da estrela nasce a flor de mulungu: Clarice Lispector e Conceição Evaristo. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(18), 251–270. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5546

Edição

Seção

REPRESENTAÇÕES DO SOCIAL EM CLARICE LISPECTOR