Macabéa: a fabulação como direito ao grito

Autores

  • Lígia Regina Calado de Medeiros (UFCG) Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Macabéa, Invenção, Realidade, Comparação, Resistência

Resumo

Ao subverter o tratamento dado à temática regional, dispensando o comum cenário, A hora da estrela (1977) traz à baila a problemática sociocultural de uma nordestina “perdida” na cidade grande. No interesse sobre o procedimento de constituição da personagem, avalia-se a dificuldade do narrador em apreendê-la, respondendo por isso em grande parte o abismo que separa os dois no texto. A representação da heroína passa por uma polarização que contribui para sua nulidade social. A pesquisa é fundamentada especialmente em Durval Albuquerque Jr. (1999) e Marc Augé (2008), para discutir os processos de Invenção e Desterritorialização da personagem. Na comparação com os macabeus bíblicos, identifica-se o reflexo contraditório do espelho, ou metáfora para a admissão da jovem como um ser em resistência, ainda que a despeito de tudo que a cerca na novela.

Biografia do Autor

Lígia Regina Calado de Medeiros (UFCG), Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, área de Literatura Brasileira, com tese defendida sobre Rachel de Queiroz e Clarice Lispector. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, lotada na Unidade Acadêmica de Letras, Campus de Cajazeiras-PB. É pesquisadora da Área de Gênero, atuando com a crítica feminista em Literatura, nos seguintes temas: Mulher na Literatura Brasileira, Representação do Feminino na Literatura e Relações de Gênero no Discurso Literário. É Membro do Conselho Consultivo da Revista Linguagens & Letramentos (Mestrado PROFLETRAS), Coordenadora do GAEL – Grupo Articulado para Estudos em Literatura – UFCG. É uma das autoras e organizadoras dos livros O entre-lugar na narrativa: teorias e estudos interculturais (2016) e Há baile no sertão: Guimarães Rosa em obras revisitadas (2017).

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

de Medeiros (UFCG), L. R. C. (2017). Macabéa: a fabulação como direito ao grito. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(18), 149–171. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5535

Edição

Seção

REPRESENTAÇÕES DO SOCIAL EM CLARICE LISPECTOR