Os novos realismos nas vozes narrativas de Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende, e A hora da estrela, de Clarice Lispector

Autores

  • Frédéric Grieco (UFG) Universidade Federal de Goiás
  • Pedro Carlos Louzada Fonseca (UFG) Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Outros cantos, A hora da estrela, narrativa, novos realismos, memória.

Resumo

Este artigo visa estabelecer relações entre as vozes narrativas e as protagonistas dEste artigo visa estabelecer relações entre as vozes narrativas e as protagonistas das obras Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, e A hora da estrela (1998), de Clarice Lispector, romances de literatura brasileira contemporânea. Em um primeiro momento, é contraposta a voz narrativa memorialística em primeira pessoa da protagonista Maria de Outros cantos em relação à voz narrativa, recorrentemente metaficcional, em terceira pessoa, de Rodrigo S. M., sobre a vida de Macabéa, protagonista de A hora da estrela. Em seguida, é evidenciado como tais obras configuram novos realismos na literatura brasileira contemporânea, e como eles se diferenciam do tradicional Realismo representativo. Para isso, esta análise é embasada teórica e criticamente em Tânia Cristina Souza Borges (2014), Jeanne Marie Gagnebin (2006) e Karl Erik Schøllhammer (2011, 2012).

Biografia do Autor

Frédéric Grieco (UFG), Universidade Federal de Goiás

Sou mestrando, na área de estudos literários, do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (2016-), sendo bolsista do CNPq (na modalidade mestrado-GM) e tendo como projeto de mestrado um estudo intitulado Configurações heteroeróticas das individuações e das ressignificações míticas em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres de Clarice Lispector. O enfoque das minhas pesquisas está na relação entre literatura, história, imaginário e sociedade, sobretudo em relação às representações dos gêneros sexuais em textos literários. Tenho uma graduação de licenciatura em Letras-Português (2011-2014) pela Universidade Federal de Goiás e, atualmente, também sou graduando de licenciatura em Filosofia nessa mesma instituição de ensino superior.

Pedro Carlos Louzada Fonseca (UFG), Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade Barão de Mauá (1972), Doutorado em Romance Languages and Literatures pela University of New México-USA (1990) e Pós-Doutorado em Literatura Colonial Brasileira pela Universidade Aberta de Lisboa (1999-2000). Atualmente é professor titular de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no Programa de Pós-Graduaçao em Letras e Lingüística da mesma Faculdade, na docência, orientação e pesquisa. Desenvolve estudos ligados à questão da relação entre literatura, história e imaginário e da questão do discurso de gênero. Recentemente tem se dedicado à pesquisa e publicação sobre temas da literatura medieval, especialmente no que se refere ao simbolismo animal do bestiário medieval e à literatura antifeminista da Idade Média.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Grieco (UFG), F., & Fonseca (UFG), P. C. L. (2017). Os novos realismos nas vozes narrativas de Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende, e A hora da estrela, de Clarice Lispector. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(18), 127–136. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5304

Edição

Seção

REPRESENTAÇÕES DO SOCIAL EM CLARICE LISPECTOR