Dentro e fora da lei: as implicações do espaço percebidas em textos de meninos internos do CASE, de Caxias do Sul

Autores

Palavras-chave:

espaço, região, Case, liberdade, adolescente.

Resumo

Ao analisar textos escritos por meninos em privação total de liberdade, internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), de Caxias do Sul, este artigo pretende interpretar a implicação do espaço manifestada nesses escritos. Foram selecionados três trabalhos, publicados na obra Recriar Textos, resultado de oficinas literárias realizadas anualmente pela Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul (Recria) no Case e em outras entidades. Ao esmiuçar cada um, busca-se interpretar a relevância do espaço ocupado pelos rapazes quando escreveram, ou seja, dentro do Case, ou aquele em que viviam antes de iniciarem o período de reclusão. A pesquisa aborda os conceitos de região cultural e de espaço e encontra suporte em autores como Pierre Bourdieu, José Clemente Pozenato e Paul Claval.

Biografia do Autor

Cristiane Barcelos (UCS), Universidade de Caxias do Sul (UCS)/Capes

Cristiane Barcelos, jornalista, mestranda em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Alessandra Paula Rech (UCS), Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Alessandra Rech, jornalista, doutora em Literatura Brasileira pela UFRGS e autora da tese Agudíssimas Horas - Imagens do tempo na poesia de Hilda Hilst. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da UCS, desenvolve pesquisa relacionada às periferias literárias e à Economia Criativa.

Downloads

Publicado

2017-09-04

Como Citar

Barcelos (UCS), C., & Rech (UCS), A. P. (2017). Dentro e fora da lei: as implicações do espaço percebidas em textos de meninos internos do CASE, de Caxias do Sul. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(17), 175–188. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5093

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL