Mundo massificado e desumanização no filme Medianeras

Autores

  • Álvaro Cardoso Gomes (USP/UNISA) Universidade de São Paulo e Universidade de Santo Amaro (UNISA)
  • Eliane de Alcântara Teixeira (UNISA) Universidade de Santo Amaro

Palavras-chave:

espaço urbano, casa, apartamento, cidade, impessoalidade, individualidade.

Resumo

Neste artigo, pretendemos analisar o filme Medianeras, tendo como ponto de partida a fenomenologia do espaço, da perspectiva de Bachelard. Na película, pessoas comuns vivem, quase como anônimos, em espaços apertados, numa cidade grande que os torna distanciados e incapacitados de interagir com o Outro. O confinamento social, como procuraremos demonstrar, é o resultado de um sistema social que busca isolar as pessoas e, ao mesmo tempo, privá-las do amor e da afirmação da individualidade.

 

Biografia do Autor

Álvaro Cardoso Gomes (USP/UNISA), Universidade de São Paulo e Universidade de Santo Amaro (UNISA)

Coordenador do Mestrado Interdisciplinar da UNISA

 

Prof. Titular da USP

Eliane de Alcântara Teixeira (UNISA), Universidade de Santo Amaro

Professora Titular do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro

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Publicado

2017-09-04

Como Citar

Cardoso Gomes (USP/UNISA), Álvaro, & de Alcântara Teixeira (UNISA), E. (2017). Mundo massificado e desumanização no filme Medianeras. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(17), 124–134. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5080

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL