A oralidade como resistência no discurso de analfabetos brasileiros

Autores

  • Leda Verdiani Tfouni (USP) USP-RP
  • Anderson de Carvalho Pereira (UESB) Universidade Estadual da Bahia - UESB
  • Dionéia Motta Monte-Serrat (UNICAMP) Instituto de Estudos da Linguagem-UNICAMP Universidade de São Paulo - USP Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Palavras-chave:

letramento, resistência, genéricos, narrativa

Resumo

Resistência não é um conceito monolítico: suas manifestações são plurais e surgem ‘em todo lugar nas relações de poder’. Neste trabalho, pretendemos apresentar dados que mostram um caso especial de resistência: aquela que ocorre quando discursos de analfabetos confrontam e se opõem a discursos de alfabetizados. Nossos dados, coletados durante uma pesquisa sobre raciocínio lógico com sujeitos analfabetos, mostram que, quando confrontados com o poder da “economia escriturística”, os sujeitos com menor grau de letramento adotam uma posição de resistência usando contrapartes de sua própria cultura, o que tem o papel de adversário contra os dominantes nas relações de poder.


 

Biografia do Autor

Leda Verdiani Tfouni (USP), USP-RP

Professor titular Sênior da Faculdade de filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Anderson de Carvalho Pereira (UESB), Universidade Estadual da Bahia - UESB

Professor Associado

Dionéia Motta Monte-Serrat (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem-UNICAMP Universidade de São Paulo - USP Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Pesquisadora colaboradora do IEL-UNICAMP nas áreas de Neurolinguística e Análise do Discurso (supervisora Profa. Dra. Maria Irma Coudry). Doutorado Direto em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (orientadora Profa. Dra. Leda Verdiani Tfouni). Doutorado Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (co-orientador Prof. Dr. Jean-Jacques Courtine) (2010). Estágio de doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais) (coordenador Prof. Dr. Marcello Carastro), Paris (2012, FAPESP). Professora da Pós-Graduação em Educação, Saúde e Inclusão Social da Unaerp, Professora Assistente Especialista da Graduação em Direito da Unaerp. Advogada – OAB 100.064. Graduação em Letras e Direito. Membro do Corpo Editorial da Revista International Journal of Research and Methodology in Social Science, IJRMSS (USA, Malasia)

Downloads

Publicado

2017-09-04

Como Citar

Tfouni (USP), L. V., Pereira (UESB), A. de C., & Monte-Serrat (UNICAMP), D. M. (2017). A oralidade como resistência no discurso de analfabetos brasileiros. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(17), 189–205. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5075

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL