Os prefácios de Erico Verissimo: contribuições para a história da leitura da sua obra

Autores

  • Aline Brustulin Cecchin (UCS) Universidade de Caxias do Sul
  • João Claudio Arendt (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Erico Verissimo, Prefácios, Leitura, Leitor

Resumo

Com o objetivo de ampliar as reflexões acerca dos estudos sobre História da Leitura, este trabalho propõe a análise de alguns prefácios de Erico Verissimo. Os textos analisados podem ser encontrados nos romances que, conforme a crítica literária, integram o ciclo de Porto Alegre: Clarissa (1933), Caminhos cruzados (1935), Música ao longe (1936), Um lugar ao sol (1936), Olhai os lírios do campo (1938), Saga (1940) e O resto é silêncio (1943). São observados, especificamente, o tipo de leitor pretendido pelo escritor e, por conseguinte, o modo como o próprio autor se apresenta nesses textos introdutórios. A autocrítica de Erico Verissimo em relação aos seus textos literários, a sua discussão acerca das qualidades que compõem suas obras e a forma como ele articula o fechamento de seus prefácios são três aspectos importantes analisados neste trabalho.

Biografia do Autor

Aline Brustulin Cecchin (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (2014). Possui graduação em Letras, também, pela Universidade de Caxias do Sul (2010). É professora de língua inglesa em UCS Línguas Estrangeiras, na UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL. Atualmente é aluna do programa de Doutorado em Letras, Associação Ampla UCS e UniRitter.

João Claudio Arendt (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Possui Estágio Pós-doutoral no Instituto Latino-americano da Universidade Livre de Berlim (2011), com supervisão de Ligia Chiappini; Doutor em Lingüística e Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000); Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996); Licenciatura Plena em Letras Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993). Atualmente Coordena os Programas de Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da Universidade de Caxias do Sul e de Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/Uniritter. Desenvolve pesquisa sobre literatura brasileira e sul-riograndense, com foco em imaginário social, identidade regional, regionalidade, leitura e recepção. É Diretor da Revista Eletrônica ANTARES (LETRAS E HUMANIDADES). Poeta premiado e publicado.

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Cecchin (UCS), A. B., & Arendt (UCS), J. C. (2016). Os prefácios de Erico Verissimo: contribuições para a história da leitura da sua obra. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(16), 248–262. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4758

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS