Uma criatura: o problema do niilismo na poesia de Machado de Assis

Autores

  • Vitor Cei (UNIR) Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Machado de Assis. Nietzsche. Niilismo. Poesia.

Resumo

O problema do niilismo na poesia de Machado de Assis permanece um tema pouco estudado. O nosso objetivo geral é argumentar que o niilismo é o leitmotiv do poema “Uma criatura”, publicado originalmente na Revista Brasileira em 1880. A principal reivindicação do presente estudo é que Machado, ainda que recuse o niilismo de que o acusaram tantos, teve uma aguda consciência do caráter complexo e multifacetado da presença do niilismo em seu tempo. A análise intenta colocar a poesia machadiana em constante diálogo com os pensamentos de Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche a respeito do pessimismo e do niilismo.

Biografia do Autor

Vitor Cei (UNIR), Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Vitor Cei é doutor em Estudos Literários pela UFMG. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Ética, Estética e Filosofia da Literatura (UNIR/CNPq) e professor do Departamento de Línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia. 

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Cei (UNIR), V. (2016). Uma criatura: o problema do niilismo na poesia de Machado de Assis. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(16), 85–97. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4625

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS