Metáfora e cultura: uma interface entre a Linguística e a Antropologia

Autores

  • Maity Siqueira (UFRGS)
  • Maria Alice Pimenta Parente (UFRGS)
  • Maitê Gil (UFRGS)

Resumo

Este artigo faz uma revisão da influência dos aspectos sócio-culturais na atualização de metáforas primárias. Além disso, analisa a compreensão de sete metáforas conceituais por 71 crianças de quinta série de três comunidades diferentes: estudantes do movimento sem-terra, filhos de pequenos agricultores da serra gaúcha e moradores da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados das tarefas (verbal e nãoverbal), apresentados em Siqueira e Parente (2005), mostraram padrões comuns – bons candidatos a universais – e alguns padrões específicos a cada uma das comunidades na compreensão das metáforas primárias pesquisadas. Os dados tanto corroboram a proposta de Grady (1997) de que as metáforas primárias pouco dependem de influências culturais, quanto apontam para a necessidade de explorar a influência de aspectos sócio-culturais na interpretação dos mapeamentos metafóricos, como sugere Kövecses (2005).

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Publicado

2010-10-28

Como Citar

Siqueira (UFRGS), M., Parente (UFRGS), M. A. P., & Gil (UFRGS), M. (2010). Metáfora e cultura: uma interface entre a Linguística e a Antropologia. ANTARES: Letras E Humanidades, (2), 99–111. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/404

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS