Cancioneiro guasca: notas sobre identidade cultural regional
Palavras-chave:
Cancioneiro guasca, Simões Lopes Neto, Cultura regional, Identidade cultural.Resumo
O presente ensaio examina a obra Cancioneiro guasca (1910), de João Simões Lopes Neto, com o intuito de entender os traços identitários regionais presentes na literatura oral sulriograndense. A análise centra-se nas composições lírico-amorosas, das quais emerge um conjunto de representações que remete a práticas culturais efetivadas em solo gaúcho, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Destaca-se que o comportamento amoroso feminino, via de regra controlado pelo homem, associa-se a códigos de conduta bastante rígidos e exige da mulher uma reputação inabalável, ao mesmo tempo carregada de inocência, castidade e compromisso. Em contrapartida, o sujeito masculino adquire notoriedade social em função de suas aventuras amorosas.Downloads
Como Citar
Arendt (UCS), J. C. (2010). Cancioneiro guasca: notas sobre identidade cultural regional. ANTARES: Letras E Humanidades, (1), 58–67. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/299
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ARTIGOS E ENSAIOS