Cancioneiro guasca: notas sobre identidade cultural regional

Autores

  • João Claudio Arendt (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Cancioneiro guasca, Simões Lopes Neto, Cultura regional, Identidade cultural.

Resumo

O presente ensaio examina a obra Cancioneiro guasca (1910), de João Simões Lopes Neto, com o intuito de entender os traços identitários regionais presentes na literatura oral sulriograndense. A análise centra-se nas composições lírico-amorosas, das quais emerge um conjunto de representações que remete a práticas culturais efetivadas em solo gaúcho, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Destaca-se que o comportamento amoroso feminino, via de regra controlado pelo homem, associa-se a códigos de conduta bastante rígidos e exige da mulher uma reputação inabalável, ao mesmo tempo carregada de inocência, castidade e compromisso. Em contrapartida, o sujeito masculino adquire notoriedade social em função de suas aventuras amorosas.

Biografia do Autor

João Claudio Arendt (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

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Como Citar

Arendt (UCS), J. C. (2010). Cancioneiro guasca: notas sobre identidade cultural regional. ANTARES: Letras E Humanidades, (1), 58–67. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/299

Edição

Seção

ENSAIOS