Suspiros no contrafluxo: corpos de tinta na poesia de Ana Cristina Cesar

Autores

  • Priscila Pesce Lopes de Oliveira (USP) Universidade de São Paulo
  • Claudia Consuelo Amigo Pino (USP) Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ana Cristina Cesar, Corpo, A teus pés

Resumo

A partir de "Final de uma ode" e percorrendo outros poemas de A teus pés, o presente artigo visa examinar fios das tramas de relações entre corpo, eu, língua e escrita na poesia de Ana Cristina Cesar. À guisa de introdução, apresenta-se em linhas gerais "corpo" e "língua" como vetores na composição do "eu", noções desestabilizadas ao longo do século XX. As seções seguintes do texto dedicam-se sucessivamente às relações entre corpo e eu, corpo e língua, corpo e escrita em A teus pés: examina-se no corpus a figuração do sensório, da escrita e da leitura, assim como aspectos formais.

Biografia do Autor

Priscila Pesce Lopes de Oliveira (USP), Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês no Depto. de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Claudia Consuelo Amigo Pino (USP), Universidade de São Paulo

Professora associada de literatura francesa no Depto. Letras Modernas, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-01-28

Como Citar

Oliveira (USP), P. P. L. de, & Pino (USP), C. C. A. (2015). Suspiros no contrafluxo: corpos de tinta na poesia de Ana Cristina Cesar. ANTARES: Letras E Humanidades, 7(13), 98–112. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2960

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS