Marginais e subalternos: as vozes da periferia de São Paulo na cena literária

Autores

  • Larissa da Silva Lisboa Souza (UFSCar) Universidade Federal de São Carlos
  • Jorge Vicente Valentim (UFSCar/UNESP) Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Literatura Marginal, Subalternidade, Periferia, São Paulo

Resumo

No contexto específico da chamada Literatura Marginal, inscrevem-se autores inseridos em espaços periféricos, criadores de personagens subalternos, enquanto retrato das condições dos que vivem à margem dos centros urbanos, a exemplo da cidade de São Paulo e suas intermediações. No presente artigo, analisaremos o conto "O aluno que só queria cabular uma aula" do escritor paulista Sacolinha, discorrendo sobre as vozes marginais que ecoam suas subalternidades, a partir de dois lugares de conflito: o público (escola) e o privado (casa). Para tanto, estudos como os de Gayatri Spivak podem auxiliar para uma leitura mais direcionada sobre esses sujeitos, refletindo não apenas as vozes que ecoam nos textos marginais, mas também suas lutas e conquistas. 

 

Biografia do Autor

Larissa da Silva Lisboa Souza (UFSCar), Universidade Federal de São Carlos

Especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais (NEAB/UFSCar), atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (PPGLit/UFSCar). 

 

Jorge Vicente Valentim (UFSCar/UNESP), Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado de Literaturas de Língua Portuguesa (Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa) do Departamento de Letras da UFSCar. Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP/Araraquara.

Downloads

Publicado

2015-01-09

Como Citar

Souza (UFSCar), L. da S. L., & Valentim (UFSCar/UNESP), J. V. (2015). Marginais e subalternos: as vozes da periferia de São Paulo na cena literária. ANTARES: Letras E Humanidades, 6(12), 51–64. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2947

Edição

Seção

DOSSIÊ MARGINALIDADES LITERÁRIAS E RUMOS DA CRÍTICA