A mediação cultural e o processo de humanização do homem

Autores

  • Anne Kupiec (PARIS VII) PARIS VII - DIDEROT
  • Adair Aguiar Neitzel (UNIVALI) UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Carla Carvalho (UNIVALI) UNIVALI

Palavras-chave:

Mediação cultural. Formação estética. Cidadania cultural. Formação Artística.

Resumo

O presente artigo tem como tema a cultura e como foco a mediação cultural. O objetivo é discutir o papel do docente como mediador cultural no processo educativo. Busca-se problematizar as relações estabelecidas entre a formação estética, artística e política, refletindo acerca de como a cultura pode ser fator de desenvolvimento humano, sendo a escola ou qualquer espaço educativo parte importante desse processo. O problema de pesquisa é: Como a mediação cultural pode ampliar a formação estética, artística e política, potencializando a cultura como fator de desenvolvimento humano? Este é um estudo de caráter qualitativo, de natureza bibliográfica, que faz interlocução com as pesquisas de Duarte Jr. (2010), Freire (1987; 1989; 1997), Rancière (2002), Montoya (2008), Barbosa (2009), entre outros

Biografia do Autor

Anne Kupiec (PARIS VII), PARIS VII - DIDEROT

Doutora em Sociologia. Professora do Centre de sociologie des pratiques et des représentations politiques (CSPRP), Paris VII-Diderot, França. 

Adair Aguiar Neitzel (UNIVALI), UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI. Coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Carla Carvalho (UNIVALI), UNIVALI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de doutorado e mestrado da UNIVALI. Membro do GP Cultura, Escola e Educação Criadora.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

Kupiec (PARIS VII), A., Neitzel (UNIVALI), A. A., & Carvalho (UNIVALI), C. (2014). A mediação cultural e o processo de humanização do homem. ANTARES: Letras E Humanidades, 6(11), 163–177. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2565

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL