Hay un pequeño gueto, donde vivían solamente descendentes de judíos: A diáspora na obra de Susana Gertopan

Autores

  • Alexandra Santos Pinheiro (UFGD) UFGD

Palavras-chave:

Literatura, diáspora, Susana Gertopan

Resumo

A análise proposta aqui pretende compreender como as obras El otro exilio e El callejón oscuro, de Susana Gertopan, representam o sujeito da diáspora, do entre-lugar, da identidade fragmentada. A autora trabalha, de uma forma autêntica e singular, um fato histórico de longo e vasto impacto: a perseguição e a morte dos judeus, com traços particulares nas diversas partes do mundo, como no caso do Paraguai.

 

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro (UFGD), UFGD

possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Atua, principalmente, nos temas: Literatura e gênero; História da Leitura. Desde 2003, faz extensão voltada para a Formação Continuada de Professores. Ministra as disicplinas de Teoria Literária na graduação e Literatura e História no mestrado.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

Pinheiro (UFGD), A. S. (2014). Hay un pequeño gueto, donde vivían solamente descendentes de judíos: A diáspora na obra de Susana Gertopan. ANTARES: Letras E Humanidades, 6(11), 92–108. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2494

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL