Fábula, simulacro e assassinato: três conceitos para compreender a literatura em Foucault

Autores

  • Tomás Prado (USJT) São Judas Tadeu

Palavras-chave:

Foucault, Literatura, Linguagem, História

Resumo

Entre 1962 e 1966, Foucault se dedicou a estudos de crítica literária e à relação conceitual entre literatura e linguagem. Este artigo procura articular os conceitos do período que esclarecem tal relação e investiga os legados deixados nas obras posteriores do filósofo, reconhecidamente inscritas em uma fase distinta do seu pensamento. Além de mapearmos semelhanças e diferenças entre as chamadas fase arqueológica e fase genealógica de seu pensamento, pretendemos responder à questão de como a literatura é compreendida como expressão privilegiada da linguagem ou como prática discursiva implicada a relações de poder.

Biografia do Autor

Tomás Prado (USJT), São Judas Tadeu

Doutor em Filosofia pela PUC-Rio com experiência de estágio doutoral na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne

É professor de graduação e pós-graduação do curso de Filosofia da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.

Foi docente no IBMEC-Rio, na Faculdade Cândido Mendes e no Instituto superior de Educação Pró-Saber.

 

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

Prado (USJT), T. (2014). Fábula, simulacro e assassinato: três conceitos para compreender a literatura em Foucault. ANTARES: Letras E Humanidades, 6(11), 136–149. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2418

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