A identidade na diferença: agenciamentos e translações indígenas no espaço urbano de São Gabriel da Cachoeira (AM)

Autores

  • Diego Soares da Silveira (UFU) Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Identidade e Diferença, Relações Interétnicas, Agricultores Indígenas

Resumo

Neste artigo, desenvolve-se uma reflexão sobre identidade e diferença no contexto urbano a partir de uma etnografia de uma feira indígena, que ocorre, desde 2007, em São Gabriel da Cachoeira, no noroeste amazônico. Esta feira surgiu a partir de uma pesquisa na área de agrobiodiversidade, no âmbito de um projeto de desenvolvimento sustentável. Inicialmente projetada para servir como local de comercialização de produtos agrícolas produzidos na roça, por famílias indígenas que migraram para a cidade desde 1970, a feira logo se transformou em um espaço para experimentar a identidade indígena no contexto urbano, a partir da vivência dos elementos associados à vida cerimonial, como as danças, a alimentação, as músicas, os adornos e a pintura corporal.

 

Biografia do Autor

Diego Soares da Silveira (UFU), Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Antropologia (UnB, 2011), Professor Adjunto de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2013-08-14

Como Citar

Silveira (UFU), D. S. da. (2013). A identidade na diferença: agenciamentos e translações indígenas no espaço urbano de São Gabriel da Cachoeira (AM). ANTARES: Letras E Humanidades, 5(9), 129–154. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2018

Edição

Seção

DOSSIÊ IDENTIDADES I