A constituição da identidade em meio ao conflito de diferentes: um estudo de caso no contexto da imigração

Autores

  • Paula Fernanda Ludwig (UFSM) Universidade Federal de Santa Maria
  • Gerson Roberto Neumann (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho aborda uma investigação que almeja favorecer um movimento crítico e reflexivo sobre a constituição identitária, ao considerá-la como permeada pela intermediação de uma alteridade e confrontá-la com a observação de um caso em que a percepção da diferença como eixo distintivo é abalada. Com esse intuito, deseja-se estudar um evento particular - o acontecimento da vinda de imigrantes europeus para o Brasil na segunda metade do século XIX, a partir da análise do estabelecimento de um conjunto de indivíduos de origem comum (a região germânica) em um distrito pertencente a um município no interior do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Paula Fernanda Ludwig (UFSM), Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Literários, com ênfase em estudos interdisciplinares na área de Letras e Teatro. Bolsista CAPES.

Gerson Roberto Neumann (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Co-autor.

Doutor em Ciências da Literatura-Germanistik pela Freie Universität Berlin - FU-Berlin e professor de Literatura e Língua Alemã na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Ludwig (UFSM), P. F., & Neumann (UFRGS), G. R. (2014). A constituição da identidade em meio ao conflito de diferentes: um estudo de caso no contexto da imigração. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 134–156. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2000

Edição

Seção

DOSSIÊ IDENTIDADES II