Construção de sentidos e identidade feminina na pós-modernidade: o que dizem as tiras da Mafalda

Autores

  • Jéssika Aline Lima Paulino (UEPB) Universidade Estadual da Paraíba
  • Linduarte Pereira Rodrigues (UEPB) Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Tiras da Mafalda, Identidade feminina, Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo visa a divulgar um estudo realizado no âmbito das abordagens teóricas da Análise do Discurso de linha francesa, tendo como aporte teórico Bakhtin/Voloshinov (1992), Brandão (2004), Fernandes (2008), Foucault (1993/2005), dentre outros. Trata-se de um estudo que permite analisar algumas tiras da personagem Mafalda, de Quino, visando a compreender como se dá a construção de sentidos e da identidade feminina nesse gênero do discurso, portador de uma linguagem crítica e criativa, que resulta das inúmeras marcas linguísticas de sentido identificadas em sua leitura, as quais são importantes para a compreensão entre os sujeitos envolvidos no contexto de atuação desse gênero.

Biografia do Autor

Linduarte Pereira Rodrigues (UEPB), Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – Campus I – João Pessoa-PB.

Professor titular do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I – Campina Grande-PB.

Grupos de Pesquisa: Linguagem, interação, gêneros textuais e ou discursivos; Estudos em letramento, interação e trabalho; Memória e imaginário das vozes e escrituras.

E-mail: linduarte.rodrigues@bol.com.br

Downloads

Publicado

2013-08-14

Como Citar

Paulino (UEPB), J. A. L., & Rodrigues (UEPB), L. P. (2013). Construção de sentidos e identidade feminina na pós-modernidade: o que dizem as tiras da Mafalda. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(9), 155–177. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1991

Edição

Seção

DOSSIÊ IDENTIDADES I