A violência social e o tom da mídia

Autores

  • Marlene Branca Sólio (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Estas reflexões nasceram do projeto de pesquisa "Violência: um discurso que a mídia cala", que analisou o tratamento dado pela mídia impressa à violência urbana. O corpus da pesquisa constituiu-se da análise dos jornais Pioneiro, Correio do Povo, Zero Hora e Folha de S. Paulo, no período de abril a julho de 2009. A investigação apoiou-se na Dialética Histórico-Estrutural (DHE), com Análise do Discurso (AD), centrada, principalmente, nos estudos de Foucault. O artigo pretende mostrar que a objetividade da mídia é relativa e que seu discurso associa-se a interesses políticos e econômicos em sintonia com a ideologia de grupos dominantes.

Downloads

Como Citar

Sólio (UCS), M. B. (2012). A violência social e o tom da mídia. ANTARES: Letras E Humanidades, 4(7), 219–232. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1556

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL