O discurso memorialístico de leitores do município de Dourados, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Alexandra Santos Pinheiro (UFGD) UFGD
  • Robinson Santos Pinheiro (UFG)

Palavras-chave:

Leitura, Memória, Práticas Culturais

Resumo

Baseado em Bourdieu (2001), Chartier (1999;2009), Loiva Félix (1998), Achugar (2006) e Bhabha (1998), o presente texto analisa a trajetória de leitura de moradoras do Município de Dourados-MS. Muitos estudos já foram realizados sobre a fundação da cidade que nasce, principalmente, a partir da imigração de agricultores, oriundos, em grande parte, do sul do país, que, atraídos pelo baixo preço de terras, instalaram-se na cidade. A perspectiva deste trabalho é a de identificar, por meio de arquivos, textos e lembranças de moradores que nasceram ou que residem em Dourados desde a década de 20, do século XX, as práticas culturais, dando ênfase à leitura, que marcaram o processo de consolidação da cidade.

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro (UFGD), UFGD

possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Atua, principalmente, nos temas: Literatura e gênero; História da Leitura. Desde 2003, faz extensão voltada para a Formação Continuada de Professores. Ministra as disicplinas de Teoria Literária na graduação e Literatura e História no mestrado.

Downloads

Publicado

2013-01-24

Como Citar

Pinheiro (UFGD), A. S., & Pinheiro (UFG), R. S. (2013). O discurso memorialístico de leitores do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. ANTARES: Letras E Humanidades, 4(8), 125–145. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1439

Edição

Seção

ENSAIOS