O discurso de Lutero contra os camponeses: retórica da ação

Autores

  • Ivo José Dittrich (UNIOESTE) UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu

Palavras-chave:

argumentação, discurso, retórica

Resumo

O estudo aborda a retórica argumentativa de Martinho Lutero no Documento Adendo: Contra as Hordas Salteadoras e Assassinas dos Camponeses, dirigido às autoridades seculares e cristãs durante a Revolta dos Camponeses na Alemanha, em 1525, com o fim de convencê-las a aniquilarem o movimento revolucionário. Apoiadas na Teoria Retórica do Discurso, as análises examinam como o Orador se apoia no discurso bíblico e no direito cristão e natural para fundamentar a tese de que a rebelião deveria ser sufocada, mesmo que pela força. O estudo permite sistematizar uma possível retórica subjacente ao discurso de ação.

Biografia do Autor

Ivo José Dittrich (UNIOESTE), UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu

Professor e Pesquisador do Centro de Educação e Letras - CEL - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu. Doutorado em Linguistica e Pós-Doutorado em Retórica e Argumentação. Área de interesse: Retórica, Argumentação e Discurso.

Downloads

Publicado

2013-01-24

Como Citar

Dittrich (UNIOESTE), I. J. (2013). O discurso de Lutero contra os camponeses: retórica da ação. ANTARES: Letras E Humanidades, 4(8), 111–124. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1407

Edição

Seção

ENSAIOS