O outro que era eu

entre a intimidade e a História, a escrita confessional em Do Diário de Sílvia, de Erico Verissimo

Autores

Palavras-chave:

Escrita confessional. Diário íntimo. Erico Verissimo. Subjetividade. Romance histórico

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a narrativa Do Diário de Sílvia, de Erico Verissimo, sob a ótica da escrita confessional e da narrativa íntima inserida no contexto histórico do Brasil e do mundo durante a primeira metade do século XX. O texto, incluído na última parte do volume O Arquipélago, da trilogia O Tempo e o Vento, constitui-se como um exemplo significativo do entrelaçamento entre a subjetividade e o panorama político e social daquele período. Por meio do diário da protagonista, são examinados aspectos como o papel da mulher, os conflitos conjugais e existenciais, a repressão social e o impacto dos eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Civil Espanhola e a ditadura do Estado Novo. O estudo encontra-se fundamentado em teóricos como Philippe Lejeune, Leonor Arfuch, Robert Scholes e Sheila Dias Maciel e propõe uma reflexão sobre a valorização literária do gênero confessional e a importância da memória subjetiva como elemento de construção histórica e literária.

Biografia do Autor

Rodrigo Felipe Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - 2008), pós-graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais (FUNORTE - 2009), mestrado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes - 2010/ 2012), doutorado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF- 2013-2016) e pós-doutorado em Letras: Estudos LIterários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2024-2025), sob supervisão da professora Lyslei Nascimento. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, atuando principalmente com os temas e autores: Literatura e gênero, Literatura e outros discursos; Literatura afro-brasileira, Literatura brasileiro-judaica, Literatura e mídia, Literatura e Psicanálise, Literatura e Filosofia, Literatura e Antropologia, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Psicolinguística, Semiótica, Análise do Discurso, Educação a Distância, Clarice Lispector, Teolinda Gersão, Elisa Lispector, Cyro dos Anjos, Gregório de Matos, Raduan Nassar, Maria Benedita Bormann, dentre outros. É docente no curso de Letras Português, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Têm artigos publicados em revistas nacionais de renome e qualis A e Revista Internacional de Crítica Literária Latinoamericana, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Veloso, R. F. (2025). O outro que era eu: entre a intimidade e a História, a escrita confessional em Do Diário de Sílvia, de Erico Verissimo. ANTARES: Letras E Humanidades, 17(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13974

Edição

Seção

Erico Verissimo: o legado do escritor e o tempo