A recontextualização como recurso de controle de participação no ambiente digital

Autores

Palavras-chave:

Recontextualização, Participação, Gamer, Gênero

Resumo

Este artigo explora como a recontextualização de textos no ambiente digital pode ser utilizada como recurso de controle de participações. A partir de uma etnografia digital em curso, o estudo analisa um clipe, isto é, um recorte de vídeo, extraído da plataforma Twitch e publicado no Youtube, envolvendo uma streamer – quem transmite conteúdos ao vivo, principalmente jogos, enquanto interage com o público. Com o aporte de conceitos como footing e frame, de Goffman (2013), e de “emergência” e “incorporação”, de Hanks (2008), investigo as condições de participações e transformações discursivas geradas pelo processo de recontextualização (Androutsopoulos, 2013; Bauman; Briggs, 2006 [1990]; Silverstein; Urban, 1996). A análise aponta para as (im)possibilidades dos affordances (Coletiva Ciborga, 2022) de plataformas digitais que intensificam a circulação dos textos e reforçam estereótipos de gênero, além de invisibilizar contextos mais amplos. Enfim, com as novas formas de participação organizadas (e borradas) online, também há a perpetuação de desigualdades estruturais, especialmente para mulheres no ambiente gamer.

Biografia do Autor

Carolina Fernanda Soares Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestra e, atualmente, doutoranda em Letras e Linguística, na área de Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da mesma universidade (PPGLL-UFG), com bolsa CNPq. Integro o Grupo de Pesquisa Perspectivas Linguísticas Contemporâneas sobre identidade, subjetividade e conhecimento (UFG). Meus interesses de pesquisa incluem cartografias comunicáveis em contextos online-offline gamer, metapragmáticas e embates metapragmáticos, violências de gênero e linguísticas, além de efeitos performativos.

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Soares Silva, C. F. (2025). A recontextualização como recurso de controle de participação no ambiente digital. ANTARES: Letras E Humanidades, 17(38). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13518

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL