Discursos em análise: dimensões e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Perspectivas, Dimensões

Resumo

A proposta deste dossiê foi de reunir artigos que abordam objetos discursivos circunscritos em campos diversos da linguagem com suas respectivas peculiaridades. A diversidade e complexidade dos objetos abordados, neste dossiê, ultrapassa as limitações inerentes à comunicação verbal, adentrando o território do implícito e do não articulado, ao mesmo tempo em que lança luz sobre uma ampla gama de abordagens metodológicas e analíticas no contexto das teorias do discurso. Esses objetos desafiam a compreensão convencional da linguagem e demandam, como pode ser percebido ao longo dos artigos contidos nesta organização, uma exploração mais profunda que vá além das palavras faladas ou escritas, capaz de descrever e interpretar as nuances que permeiam as interações discursivas. Desse modo, as pesquisas que compõem este dossiê discutem temáticas voltadas para o corpo, para o espaço, para o som, para a imagem e outros objetos de expressão discursiva, em diferentes âmbitos, compondo um mosaico de objetos (outros) operadores de interpretações heterogêneas em suas regularidades, em suas irregularidades e em suas derivas como possíveis materialidades em (dis)curso.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor adjunto do curso de Letras e da pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional. Pesquisador bolsista de produtividade do CNPq.

Ilza Galvão Cutrim, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui doutorado (2004) e mestrado (1998) em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, campus de Araraquara; Graduação em Licenciatura Plena em Letras (1996), com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Francesa e Literaturas de Língua Francesa. É professora Titular da Universidade Federal do Maranhão, onde ministra e orienta pesquisas em nível de Graduação no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras-PGLetras (Mestrado Acadêmico). Adota como aporte teórico e metodológico em suas pesquisas os pressupostos da Análise do Discurso - AD, com base nas contribuições de Michel Foucault. É Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso - GPELD e coordenadora do Projeto de Extensão Entretextos. É organizadora, dentre outros, dos livros Visadas discursivas: identidades, memórias e culturas artísticas; Entre discursos: memória, produção e circulação de sentidos; Mídia, linguagem e sociedade: espaços, corpos e vozes na atualização da resistência; Discursos, espaços e subjetividades; Práticas discursivas em espaço digital: múltiplos percursos. Sua pesquisa envolve questões relacionadas a discurso, sujeito, poder no espaço urbano.

Mônica da Silva Cruz , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutorado e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1997). Atualmente é professora associada IV, do Departamento de Letras, Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD/CNPq). Vice-coordenadora do Projeto de Extensão Entretextos (DELER/UFMA). Coordenadora local do PROCAD Amazônia UFT-UFMA-UFSC (2020-2024). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, poderes, subjetividades.

Downloads

Publicado

2024-12-17 — Atualizado em 2024-12-17

Versões

Como Citar

Soares, T. B., Cutrim, I. G., & Cruz , M. da S. (2024). Discursos em análise: dimensões e perspectivas. ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13265