Distopia e utopia

questões de identificação, contraidentificação e desidentificação do sujeito na obra literária Fahrenheit 451

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Literatura. Identificação.

Resumo

Este trabalho surge do desejo de refletir sobre aspectos presentes na obra literária Fahrenheit 451, no que tange aos aspectos distópicos e ao seu avesso, partindo-se dos estudos da Análise do Discurso pecheutiana, a respeito das relações de identificação, contra-identificação e desidentificação com a forma-sujeito de determinadas formações discursivas das personagens principais. Esta análise concentra-se no exame dos discursos das personagens, organizados em sequências discursivas, a partir de seus desdobramentos na obra. Outro objetivo é mostrar como a combinação de diferentes domínios do saber, como a coalizão entre a AD e a Literatura, podem convergir de forma profícua, constituindo-se em um trabalho pertinente no que se refere à compreensão da sociedade real a partir de um prisma ficcional.

Biografia do Autor

Cloris Dorow, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul/Campus Pelotas)

Possui doutorado em Letras na área de Análise de Discurso pela UCPEL; mestrado em Letras na área de Análise de Discurso pela UCPEL; Especialização em Literatura Brasileira pela FURG; graduação em Letras e Literatura Brasileira na UCPEL. Usou como materialidade discursiva, em sua dissertação e em sua tese, o discurso jurídico entremeando a Análise de Discurso com a Prosódia . Atualmente trabalha com o discurso pedagógico, com o discurso sobre corpo e voz, com o discurso sobre histórias infantis, assim como as questões de gênero.É professora do Mestrado e do Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSUL- Campus Pelotas. Participa do grupo de Pesquisa e Estudos do LEAD, UFPEL. É coordenadora do grupo de Pesquisa sobre Discurso e Ensino.Foi coordenadora do Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso do IFSUL de 2015 a 2019. Foi coordenadora da Pós Graduação Stricto Sensu em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias, de janeiro de 2014 a janeiro de 2020.

Janaina Quintana de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul/Campus Pelotas)

Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas, turma de 2006/2. Possui graduação em Letras - Português e Literatura pela Universidade Federal de Pelotas, turma de 2015/2. É especialista em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias (IFSUL campus Pelotas), desde 2009; em Literatura Brasileira (Faculeste), desde 2020; em Educação Especial e Inclusiva (Faculeste), desde 2021. É mestre em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia - MPET do IFSUL campus Pelotas, desde 2018, e doutoranda no curso de Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia - DPET do IFSUL campus Pelotas. Tem experiência na área de Letras, pois é professora efetiva de língua espanhola e de língua portuguesa no município de Pelotas - RS.

Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul/Campus Pelotas)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Concluiu o mestrado na área de Educação Matemática, na UFRN (sua dissertação analisa as características matemáticas das obras de Lewis Carroll, grande escritor e matemático inglês que se utilizava de uma linguagem literária para ensinar conteúdos matemáticos, sobretudo lógica e geometria euclidiana) e o doutorado em Educação para a Ciência (sua tese compreende a tradução de um livro de Carroll, até então inédito em português, e outros capítulos que comentam esta obra). Posteriormente, fez pós-doutorado na University of Birmingham (Inglaterra), analisando os diários e correspondências de Carroll. Atualmente segue investigando as inter-relações entre a literatura e a matemática, o lógico e o imaginário no ambiente de aprendizagem, trabalhando com a ideia de que ensinar a ler e a escrever é um compromisso de todas as disciplinas. Também se interessa por outras inter-relações com a matemática, tais como as que se pode perceber/apreender em outras manifestações artísticas, tais como a pintura, o cinema, a confecção de mapas etc. É professor no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL - Campus Pelotas), e orienta mestrandos no Mestrado em Educação Matemática (UFPel) e no Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia (no qual investiga aspectos intra e extraescolares relativos ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores). Num âmbito mais geral, estuda como os diferentes tipos de narrativas (literatura, vídeos, cinema, imagens, fotos, jornais etc) podem ser potencializados para a discussão de assuntos relativos à educação no cenário da pós-modernidade. 

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Publicado

2024-12-17 — Atualizado em 2024-12-18

Versões

Como Citar

Dorow, C., Quintana de Oliveira, J., & Montoito, R. (2024). Distopia e utopia: questões de identificação, contraidentificação e desidentificação do sujeito na obra literária Fahrenheit 451. ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13140 (Original work published 17º de dezembro de 2024)

Edição

Seção

DISCURSOS EM ANÁLISE: DIMENSÕES E PERSPECTIVAS