Versões ficcionais de Servando Teresa de Mier

Autores

  • Altamir Botoso (UNIMAR) UNIVERSIDADE DE MARÍLIA - SP

Palavras-chave:

Servando Teresa de Mier, romance histórico, literatura latino-americana, recriação ficcional.

Resumo

Neste artigo, vamos estudar a recriação do frei dominicano José Servando Teresa de Mier Noriega y Guerra (1763-1827) em dois romances latino-americanos: El mundo alucinante (1966), do escritor cubano Reinaldo Arenas (1943-1990) e La isla de Róbinson (1982), do autor venezuelano Arturo Uslar Pietri (1906-2001). A ficcionalização do frei, no livro de Arenas, reveste-se de uma grande riqueza de matizes, graças ao emprego do realismo mágico, da utilização de três narradores e dos recursos próprios da ficção pós-moderna, enquanto o personagem recriado por Uslar Pietri acomoda-se ao modelo da representação realista, mas, em ambos os casos, os escritores oferecem duas versões plausíveis do religioso mexicano.

Biografia do Autor

Altamir Botoso (UNIMAR), UNIVERSIDADE DE MARÍLIA - SP

Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em Teoria Literária e Literatura Comparada, professor do curso de Letras e do Mestrado em Letras e em Comunicação da UNIMAR.

Downloads

Publicado

2013-01-24

Como Citar

Botoso (UNIMAR), A. (2013). Versões ficcionais de Servando Teresa de Mier. ANTARES: Letras E Humanidades, 4(8), 98–110. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1186

Edição

Seção

ENSAIOS