Cultura popular e literatura brasileiras em Cantigas das creanças e do povo e danças populares (1916), de Alexina de Magalhães Pinto

Autores

  • Rita de Cássia Silva Dionísio Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Celiane Ferreira Reis Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Alexina de Magalhães Pinto, cultura popular brasileira, literatura infantil

Resumo

“Voz do povo, voz de Deus. Voz do povo, voz do diabo.” De um dos livros de Alexina de Magalhães Pinto (1869–1921), esses provérbios integram obra que cose, com engenho e habilidade, produções folclóricas, percepção sociológica e política, e adensadas reflexões intelectuais do contexto da autora, que organizou coletâneas de máximas, provérbios, cantigas populares infantis e contos da tradição oral, com o objetivo de compor um programa minimamente necessário à educação sentimental, moral e estética de crianças, adolescentes e jovens do seu tempo. Este artigo – que se baseia no livro Cantigas das Creanças e do Povo e Danças Populares (1916) – trata do papel de Alexina de Magalhães Pinto para a cultura popular brasileira, integrando discussões atinentes à recepção crítica e verificando estilos, temas e estruturas composicionais mais recorrentes em sua obra.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora na Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília-UnB (2011); mestre em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2005); pós-doutora pela Universidade de São Paulo-USP (FFLCH, 2018), onde desenvolveu projeto sobre literatura infantojuvenil. Atualmente, desenvolve a pesquisa pós-doutoral ?História cultural de mulheres escritoras: vida e obra de Alexina de Magalhães Pinto (1869-1921), vinculada à Faculdade de Letras-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, sob supervisão da Professora Doutora Constância Lima Duarte. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: ?Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras? (UFMG); ?O arquivo de Laís Correa de Araújo: estudo de seu legado intelectual? (UFMG); ?Grupo de Pesquisa em Estudos Literários? - G. E. L. (UNIMONTES); ?Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens III? (FFLCH-USP). Integra o Projeto de Extensão ?Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil da UERJ? (NELIJ-UERJ). Membro do Grupo de Trabalho Vertentes do Insólito Ficcional (da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística-ANPOLL). Membro da equipe de Coordenação Pedagógica do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2021 ? Obras Literárias, da equipe de Coordenação Pedagógica do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2020 Literário e da equipe de Coordenação Pedagógica do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD Literário 2018, da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação (FNDE/SEB/MEC). Participou, como membro da Equipe de Avaliação, do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2019 - Educação Infantil - Atualização BNCC (FNDE/SEB/MEC). Participou como parecerista do processo de Avaliação e Seleção de obras de Literatura do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE/2015), coordenado pelo CEALE/UFMG (executado pelo FNDE/SEB/MEC). Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/Edital 07/2018 - UNIMONTES, no período de setembro de 2018 a janeiro de 2020 (com bolsa da CAPES). Conselheira do Conselho Universitário/CONSU da Universidade Estadual de Montes Claros ? UNIMONTES. Atua principalmente nos seguintes temas: História de mulheres escritoras; Literatura de autoria feminina; Literatura infantojuvenil; Leitura do texto literário; Formação do leitor; Literatura, ensino e formação docente; Insólito ficcional; Estudos comparados. Integra a Academia Feminina de Letras de Montes Claros - MG (AFLMC).

Celiane Ferreira Reis, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora no Programa Bom Aluno - Montes Claros. Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Montes Claros (2017); Pós-graduação Lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) (2020); Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras Estudos Literários (PPGL) pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (Bolsista CAPES) (2023). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Alexina de Magalhães Pinto. Literatura Infantil. Cultura popular.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Dionísio Santos, R. de C. S., & Reis, C. F. (2023). Cultura popular e literatura brasileiras em Cantigas das creanças e do povo e danças populares (1916), de Alexina de Magalhães Pinto. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(36), 1–33. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11265

Edição

Seção

Mediação e recepção cultural: literatura e sociedade