O LEX-BR-Ius: arquitetura e decisões na compilação de um corpus representativo das leis federais brasileiras.

Autores

  • Lucia de Almeida Ferrari Faculdade de Letras UFMG
  • Carolina Godoi de Faria Marques Faculdade de Letras UFMG

Palavras-chave:

LEX-BR-Ius, Corpus, Legislação Federal Brasileira, Arquitetura, Metodologia

Resumo

O artigo apresenta o LEX-BR-Ius, um corpus representativo das leis federais brasileiras, em fase de compilação. São introduzidas as plataformas de busca das normas legislativas brasileiras e a necessidade da compilação de um corpus para a pesquisa linguística do gênero. Explicamos sobre as diversas espécies normativas presentes na legislação brasileira para descrever as escolhas metodológicas na compilação do corpus. Discutem-se em seguida as etapas de compilação e as decisões em aberto. Os critérios de escolha das normas legais que farão parte do corpus são (a) estar em vigor no momento da coleta; (b) serem textos inteiros, sem recortes, para não interferir em sua textualização e representatividade interna (SINCLAIR, 2004); (c) serem selecionadas com base em sua frequência de uso. O corpus possui marcação textual em Modest XML (HARDIE, 2014), que permite refinar as buscas e cabeçalho em XML com informações precisas sobre cada norma e será disponibilizado também em sua versão com texto limpo e com lematização e anotação morfossintática. São apresentadas algumas possibilidades investigativas a partir dos dados coletados.

Biografia do Autor

Lucia de Almeida Ferrari, Faculdade de Letras UFMG

Lúcia de Almeida Ferrari é professora efetiva na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais na área de italiano. Possui Graduação em Lettere Moderne pela Università Cattolica Del Sacro Cuore de Milão (1999), e é Mestre (2010) e Doutora (2015) em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG, com doutorado sanduíche na Università de Firenze, com bolsa CAPES.
É pesquisadora do LEEL (Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem) e atualmente coordena o NELC (Núcleo de Estudos em Linguagem, Cognição e Cultura) na FALE-UFMG. Possui experiência na compilação de corpora de fala (C-ORAL-BRASIL e C-ORAL-ESQ). No momento coordena a compilação do corpus BR-Ius, corpus representativo da linguagem jurídica do português brasileiro. Se interessa em geral pela análise de dados jurídicos e legislativos do português brasileiro em interface com outras línguas (italiano e inglês em específico) e está compilando o corpus jurídico BR-Ius, representativo do português brasileiro.
Atua no ensino de italiano como língua estrangeira e linguística do italiano e se ocupa das disciplinas de prática de ensino do italiano. Na extensão coordena o projeto "Línguas estrangeiras nas escolas" em parceria com o COLTEC/UFMG e é membro do CLAU (Centro de Letramento Acadêmico Universitário).

Carolina Godoi de Faria Marques, Faculdade de Letras UFMG

Mestranda em Linguística Teórica e Descritiva no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES. Atua no projeto "Compilação e análises do LEX-BR-Ius, um corpus representativo da linguagem legal do português brasileiro". Possui graduação em Letras português/italiano com ênfase em tradução pela mesma universidade (2020). É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019). Se interessa por: Direito, Direito comparado, Linguística de corpus e Tradução.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Ferrari, L. de A., & Godoi de Faria Marques, C. (2022). O LEX-BR-Ius: arquitetura e decisões na compilação de um corpus representativo das leis federais brasileiras. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(34), 40–77. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11150

Edição

Seção

LINGUÍSTICA FORENSE (FORENSIC LINGUISTICS)