Perfilamento linguístico em Linguística Forense: análise de e-mails ameaçadores enviados à ANVISA

Autores

  • Welton Pereira e Silva Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Perfilamento linguístico, ameaça, linguística forense

Resumo

Este artigo objetiva elaborar um possível perfil linguístico de cada um dos autores de três e-mails com conteúdo ameaçador que foram enviados à ANVISA no final de 2021. Foram mobilizados marcadores gramaticais, sociolinguísticos e discursivos na elaboração de cada um dos perfis. A análise foi orientada pela Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2008; 2010; 2015), visando contribuir para tarefas de perfilamento linguístico (ALMEIDA, 2015; SOUSA-SILVA; COULTHARD, 2016). A abordagem qualitativa e os resultados sugerem que, mesmo por meio de porções curtas de texto, é possível levantar hipóteses acerca da procedência geográfica, identidade de gênero, grau de letramento e inclinações políticas e religiosas dos autores dos e-mails, o que pode contribuir para investigações policiais na delimitação de possíveis autores.

Biografia do Autor

Welton Pereira e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Pereira e Silva, W. (2022). Perfilamento linguístico em Linguística Forense: análise de e-mails ameaçadores enviados à ANVISA. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(34), 78–99. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11118

Edição

Seção

LINGUÍSTICA FORENSE (FORENSIC LINGUISTICS)