Caverna de Platão: a tira de Armandinho e as reflexões nos comentários dos leitores

Autores

  • Eduarda Fernandes da Rosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

HQ, Caverna de Platão, Comentários, Facebook, Inteligência Coletiva

Resumo

Os quadrinhos são interdisciplinares e podem tratar de temas de humor, mas também de educação, mais especificamente de divulgação científica. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, visa buscar a resposta de como ocorrem as reflexões expressas nos comentários no Facebook dos leitores da tira digital do personagem Armandinho, sobre a temática da Caverna de Platão. Nos comentários, as várias participações ativas possibilitaram a construção de conhecimento por meio de conversações verticais e horizontais, além de diversas formas de participação passiva. Como aporte teórico foram citados Recuero (2014), Consoni (2016), Capistrano-Junior et al. (2019), Barbosa e Silva (2017), Lévy (2015), entre outros.

Biografia do Autor

Eduarda Fernandes da Rosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), em 2012. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Rosa, E. F. da. (2022). Caverna de Platão: a tira de Armandinho e as reflexões nos comentários dos leitores. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(33), 259–285. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10895

Edição

Seção

QUADRINHOS E TRAÇOS CULTURAIS: INTERSEÇÕES