Desdobramentos teórico-metodológicos do hibridismo romanesco contemporâneo: Um estudo do Romance Gráfico a partir do conceito de Dobra de Deleuze

Autores

  • Déborah Alves Miranda Universidade Federal da Paraíba
  • Josilene Pinheiro Mariz Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Literatura menor, Romance gráfico, Dobra, Hibridismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os desdobramentos teórico-metodológicos do hibridismo romancesco contemporâneo, partindo do romance gráfico enquanto gênero literário, e o conceito de dobra apresentado por Deleuze. Apresentamos o que faz do romance gráfico uma dobra do romance e consequentemente uma obra literária; o romance gráfico como obra híbrida e, também, a proximidade do romance gráfico com a literatura dita menor, apresentada por Deleuze e Gattari (2003). Utilizamos como arcabouço teórico os estudos anteriormente realizados por Deleuze (1988), Sousanis (2017), Garramuño (2014), Lukács (2009), Reuter (1995), dentre outros, e o romance gráfico Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie, a fim de
exemplificar as reflexões apresentadas.

 

Biografia do Autor

Déborah Alves Miranda, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Graduada em Letras (Língua Portuguesa e Língua Francesa) pela Universidade Federal de Campina Grande.

Josilene Pinheiro Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-Doutora pela Université Paris 8 (Vincennes-Saint-Dennis). Professora da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Miranda, D. A., & Mariz, J. P. (2022). Desdobramentos teórico-metodológicos do hibridismo romanesco contemporâneo: Um estudo do Romance Gráfico a partir do conceito de Dobra de Deleuze. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(33), 78–113. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10885

Edição

Seção

QUADRINHOS E TRAÇOS CULTURAIS: INTERSEÇÕES