O demônio do trabalho na lírica de Orides Fontela

Autores

  • Rafael Quevedo
  • Juliana Pacheco

Resumo

Este artigo discute o tema da criação poética tendo em vista a concepção técnica e racional em oposição à inspiração, topos da poesia arcaica relacionado à intervenção de divindades, a saber, as Musas. Na primeira parte do artigo, traçamos um percurso a fim de explicar a concepção de criação desde a inspiração até o trabalho poético tido como um ato técnico e racional ligado à metáfora da tecelagem. Na segunda parte, propomos uma leitura de poemas de Orides Fontela considerando que há neles a presença de argumentos relacionados à metáfora artesanal da tecelagem poética. O corpus desta pesquisa é composto por poemas extraídos dos livros Transposição (1966-1967) e Teia (1996) da referida autora. Como fundamentação teórica foram utilizadas as análises de Scheid e Svenbro sobre a metáfora da tecelagem, Ernst Curtius, Jacyntho Brandão e Luiz Krausz sobre o tema da inspiração na poesia antiga, além de noções da poética valeryana de que nos valemos para a análise do corpus.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Quevedo, R., & Pacheco, J. (2022). O demônio do trabalho na lírica de Orides Fontela. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(33), 538–563. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10874

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