O sentido das nacionalidades em Maus, de Art Spiegelman: uma análise baseada em frames e integração conceptual.
Palavras-chave:
Formação de sentido, Frames, Integração Conceptual.Resumo
O presente artigo tem como objetivo a construção de sentido do quadrinho Maus, de Art Spiegelman, utilizando as noções de Frame (FILLMORE, 1982) e a Teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002). O objeto de estudo situa-se nas formações de sentido provindas da leitura do quadrinho mencionado, as quais exigem que o leitor entre numa imbricada relação sociocultural ao integrar frames que o auxiliam na compreensão dos diálogos. O estudo se calca numa perspectiva básica, bibliográfica e qualitativa de pesquisa (SILVERMAN, 2000). Utiliza como metodologia a perspectiva indiciária (GINZBURG, 1989). A construção de sentido, considerando a experiência intersubjetiva entre autor e leitor, levando em consideração as muitas possibilidades interpretativas mediadas pela cultura através dos frames, aponta para uma perspectiva multifacetada e integrada do discurso em Maus.