O sentido das nacionalidades em Maus, de Art Spiegelman: uma análise baseada em frames e integração conceptual.

Autores

  • Eduardo Alves da Silva UFRN/ppgel

Palavras-chave:

Formação de sentido, Frames, Integração Conceptual.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a construção de sentido do quadrinho Maus, de Art Spiegelman, utilizando as noções de Frame (FILLMORE, 1982) e a Teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002). O objeto de estudo situa-se nas formações de sentido provindas da leitura do quadrinho mencionado, as quais exigem que o leitor entre numa imbricada relação sociocultural ao integrar frames que o auxiliam na compreensão dos diálogos. O estudo se calca numa perspectiva básica, bibliográfica e qualitativa de pesquisa (SILVERMAN, 2000). Utiliza como metodologia a perspectiva indiciária (GINZBURG, 1989). A construção de sentido, considerando a experiência intersubjetiva entre autor e leitor, levando em consideração as muitas possibilidades interpretativas mediadas pela cultura através dos frames, aponta para uma perspectiva multifacetada e integrada do discurso em Maus.

Biografia do Autor

Eduardo Alves da Silva, UFRN/ppgel

Doutor em Estudos da Linguagem pelo programa de pós graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFRN), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

http://lattes.cnpq.br/7590795980230024

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

da Silva, E. A. (2022). O sentido das nacionalidades em Maus, de Art Spiegelman: uma análise baseada em frames e integração conceptual. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(33), 286–310. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10870

Edição

Seção

QUADRINHOS E TRAÇOS CULTURAIS: INTERSEÇÕES