A nação pró-tratamento precoce: cenas de enunciação e a constituição do discurso

Autores

Palavras-chave:

Tratamento precoce, Covid-19, Discurso, Cenas de enunciação.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o pronunciamento da Drª. Raissa Oliveira Azevedo de Melo Soares, proferido no Encontro Brasil Vencendo a Covid-19, em busca de compreender como se constitui o discurso em defesa do tratamento precoce. A base teórica fundamenta-se em conceitos desenvolvidos por Dominique Maingueneau no âmbito da Análise do Discurso. Metodologicamente, parte-se do que o teórico denomina como semântica global, noção que abarca diversos planos – como vocabulário e modo de enunciação – passíveis de serem analisados na delimitação de um posicionamento discursivo. Outro conceito fundamental ao artigo é o de cenas de enunciação, tendo em vista a hipótese de que a cenografia do pronunciamento em questão institui-se por meio de características próximas às cenas de fala de um sermão e de um testemunho.

Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Fonseca, Universidade Federal de Rondônia

Cursou Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é mestranda e bolsista no Programa de Pós Graduação Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, desenvolvendo pesquisa na área de Análide de Discurso.

Lucas Martins Gama Khalil, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Docente do Departamento de Letras Vernáculas na Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Fonseca, P. de O., & Khalil, L. M. G. (2022). A nação pró-tratamento precoce: cenas de enunciação e a constituição do discurso. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(32), 223–251. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10575

Edição

Seção

LINGUAGEM E PANDEMIA