Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de línguas, Pandemia de Covid-19, Tecnologias digitais, Ensino a distância, Ensino híbrido

Resumo

A falta de experiências docentes para articular o digital e o ensino em diferentes contextos educacionais foi um dos motivos que contribuíram para as dificuldades decorrentes do período pandêmico. A partir deste cenário, delineou-se o presente estudo, que objetiva investigar sobre a formação inicial de professores de línguas e a preparação para a atuação em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais. Para isso, especificamente, foram analisados os Projetos Pedagógicos de 4 Cursos (PPCs) de Licenciatura em Letras de uma Universidade Pública Federal. Como resultado, identificou-se que, dos quatro PPCs, apenas um apresenta affordances para que seus alunos trabalhem com o ensino de língua(gem) em contextos diferentes do presencial.

Biografia do Autor

Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado, Universidade Federal do Pampa (Unipampa - campus Jaguarão) Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPel)

Assistente em Administração na Universidade Federral do Pampa - campus Jaguarão (UNIPAMPA - campus Jaguarão)

Rafael Vetromille-Castro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor Associado (Centro de Letras e Comunicação) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

Feijó-Quadrado, C. G., & Vetromille-Castro, R. (2022). Formação inicial de professores de língua(gem): análise de projetos pedagógicos e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(32), 104–136. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10569

Edição

Seção

LINGUAGEM E PANDEMIA