Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia

Autores

  • Erika Luíse Benini Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Maristela Juchum Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Palavras-chave:

BNCC, Letramentos, Multiletramentos, Gêneros digitais, Pandemia.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa durante o ensino remoto, no ano de 2020, em função da Covid-19. Para isso, o trabalho apresenta pressupostos da Base Nacional Comum Curricular para o componente curricular de Língua Portuguesa e discutem-se as teorias dos letramentos, multiletramentos e letramentos digitais, e dos gêneros discursivos digitais, além do impacto da pandemia para a educação. Por fim, a partir de um questionário realizado com 25 estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, é analisado o trabalho com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa em tempos de pandemia. A partir das respostas dos estudantes, foi possível perceber que eles tiveram contato com gêneros digitais nas aulas de língua portuguesa no ensino remoto. No entanto, os dados denotam que poucos dos alunos entrevistados produziram textos digitais nessas aulas.

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

Benini, E. L., & Juchum, M. (2022). Da BNCC à escola: o uso de gêneros digitais em aulas de Língua Portuguesa em tempos de pandemia. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(32), 165–193. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10501

Edição

Seção

LINGUAGEM E PANDEMIA